segunda-feira, 15 de março de 2010

Conceituando


  • Flâneur: Os aspectos relacionados a esse conceito aplicam-se a diferentes identidades artísticas como a literatura, fotografia e arquitetura, mantendo a essência de experimentação do espaço urbano do conceito. Na Arquitetura e Urbanismo, o Flâneur corresponde ao impacto provocado pela experiência da observação de uma edificação vista por um transeunte daquele espaço. No contexto atual, o Flâneur é aproveitado para que se pense edificações que impactem psicologicamente as pessoas de maneira proposital.
  • Deriva: Oriunda do pensamento siplacionista, a Deriva constitui um procedimento do estudo psicogeográfico, que baseia-se na triagem de rumos pelo espaço urbano de maneira desregrada, deixando que as decisões do transeunte fiquem subentendidas por algum aspecto urbanístico, que serão analisadas em um mapa traçado, a fim de se descobrir o que influenciou para que, por exemplo, ele virasse à direita e não à esquerda de uma determinada rua.
  • Flash Mob: O termo refere-se à súbitas aglomerações para a prática de algo incomum. A partícula "flash" já passa a ideia de que se refere a algo instantâneo, porém deve-se acrescentar que tais eventos são previamente combinados, logicamente. Na história, os Flash Mobs possuíram um aspecto reinvidicador, como por exemplo a tomada da Bastilha no contexto revolucionário francês. Atualmente, a prévia combinação é feita através da internet principalmente, alguns já se tornaram eventos tradicionais, como a batalha das almofadas em Madrid, Espanha.
  • Parkour: É uma mobilização corporal realizada sobre os espaços urbanos, a fim de vencer obstáculos como muros, paredes de concreto, entre outros, apenas com as habilidades corporais de movimentação. Através de saltos principalmente, o parkour é mais uma expressão artística e disciplinar do que um esporte. Recentemente, a cantora Madonna realizou um clipe em que várias pessoas praticam o parkour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário